quarta-feira, 2 de abril de 2014

♣ CineGato: Sangue, Honra, Misticismo e 47 Ronins


Quando você vai assistir um filme que tem como tema ou plano de fundo o oriente (Japão, China ou Coreia) você fica a espera de animais fantásticos, muitas lutas de espadas e pessoas de olhos puxados. Então, assim como eu, muita gente ficou se perguntando como Keanu Reeves iria se enquadrar nesse universo de samurais que é o filme Os 47 Ronins.
Com direção de Carl Erik Rinsch, o filme é na verdade uma adaptação de uma lenda japonesa, "baseada" em fatos reais. Porque eu falei baseada? Bom, pelo simples fato de que é um pouco difícil para algumas mentes acreditarem em magia e em alguns animais "misticos" que aparecem na história. Se você ainda não viu o filme, ou não conhece a lenda, cuidado, agora vou soltar alguns muitos spoilers.

Kai (Keanu Reeves) é um mestiço que vive em Ako desde quando era garoto, sempre sob a proteção do lorde Asano (Min Tanaka). Entretanto, por mais que habite o local há muitos anos, ele nunca foi aceito por Oishi (Hiroyuki Sanada), o chefe dos samurais. Oishi sempre acreditou que Kai era um demônio, devido a forma como foi encontrado, mas lorde Asano acolheu o rapaz assim mesmo.
Um dia, o shogun Tsunayoshi (Cary-Hiroyuki Tagawa) visita Ako e leva consigo o lorde Kira (Tadanobu Asano), que possui um pacto secreto com uma feiticeira (Rinko Kinkuchi). Essa feiticeira tem uma habilidade que muito me fascinou, ela é capaz em transformar-se em raposa. De toda forma, Kira e a feiticeira tramam contra Asano e fazem com Oishi caia em desgraça quando seu senhor é obrigado a cometer seppuku (ritual suicida) para assim morrer com honra.
Proibido de buscar vingança, Oishi espera um ano, contudo nesse período o tempo de luto dado a Mika (Ko Shibasaki), a filha de Asano, acabou, e ela encontra-se de casamento marcado com Kira. Vale ressaltar que ela não está nem um pouco contente com essa decisão. Oishi, decidido a vingar seu senhor, vai buscar ajuda de Kai, que nutre um amor muito forte por Mika. Juntamente com mais 45 ronins (um samurai se torna um ronin quando ele não possui mais um senhor a quem sevir) eles vão atrás da vingança e salvar Mika.
O filme conta com a participação do Zombie Boy, um modelo canadense conhecido por ter tatuado todo o corpo imitando os ossos e ligamentos do corpo humano. Bom, ele não fez grande coisa no filme, uma ponta de menos de cinco minutos com falas restritas, mas mesmo assim ta lá né? De modo geral eu gostei do filme, tem um enredo envolvente e me fez perceber o quanto a questão da honra está enraizada na cultura Japonesa. Eles prezam a honra acima até que da própria vida. Tudo bem que as vezes eu acho isso um pouco exagerado algumas vezes, mas no geral é bem fascinante.
Quem quiser ver um pouquinho pra saber se vai curtir ou não, segue o trailer pra vocês verem um pouquinho da ação e dos personagens. Até o próximo CineGato galera!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »