sábado, 14 de junho de 2014

♣ Vamos falar um "pouco": Distopias


Oi genteeeee!!! Tudo maravilhoooosooo com vocês? Comigo ta tudo suave na nave. Beeem de boa na lagoa, sacou? rs. Surtos a parte, eu to bem alto astral hoje. O motivo? Não tenho a mínima ideia. Talvez seja porque eu amo postar aqui no Sorria Cheshire. É um local livre (até eu começar a criar minhas loucas regras de postagem, o que já está meio que começando, mas enfim)! Como diria Coldplay: Para - para - paradisee! ♪
Mas então, vamos ao que interessa de verdade? Siiiiiiiiim! Hoje eu queria falar da série que me encantou recentemente! Quer dizer, nem tão recentemente, porque depois eu li Feios e também me apaixonei, mas enfim, vocês entenderam o que eu quis dizer! Então eu percebi que A Seleção, que era o livro que eu queria falar, também é um livro distópico, e Jogos Vorazes, e Divergente e The Maze runner... Enfim, cês entenderam. Esses livros não tem uma música para combinar com os títulos (não que eu conheça, se tiver por favor, postem o link aí nos comentários *-*); Ooowwwnnn :( Mas para não ficar sem música, porque eu achei bem viciante isso de livro e música e coisa e tal, vamos de Paradise? ;]




Então gente bonita, vocês devem estar querendo saber o que é distopia. Vou falar, você sabe o que é? Ham? Ham? Ham? Vamos descobrir agora!!!
Segundo a tia Wikipédia:
"Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações."
Tem mais coisa lá, mas no geral é isso.
Ou seja, são mundos onde o leitor consegue perceber toda uma gama de críticas e reflexões. Eu gosto desse estilo de livro. A maioria das distopias se passa no futuro, mas nem todas são ficção-científica. Como é o caso de A Seleção. Entenderam tudo bonitinho?
Enquanto a utopia é o mundo ideal, o local dos sonhos da vida das pessoas, a distopia é o oposto. É um mundo repressor. Por exemplo, Jogos Vorazes. Um mundo no futuro, pós milhares de guerras, onde o mundo, ou o que restou dele, foi dividido em distritos, tendo como principal moeda opressora (esse termo existe?) os jogos onde as crianças / adolescentes são "obrigadas" a matarem umas as outras. Quem quer viver em um mundo desses? Não obrigada.
Eu só sei uma coisa: as Distopias tem sido as melhores histórias que eu tenho lido nos últimos tempos!


OBS.: Sem post polêmico hoje, Milena? Pois é, hoje eu tô alto astral como já disse, e eu acho que as distopias já expressam críticas da sociedade. Pegue um livro e vá ler!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »