sábado, 28 de junho de 2014

♣ Resenha Literária: Feios, Perfeitos, Especiais e Extras.

Oláááá geente bonitaa!! Qual a boa pra hoje? Tô beeem sumida, eu admito, mas são as atribulações do dia-a-dia, leia preguiça. Mas eu to sempre on, para não dizer quase todos os dias no Amados Livros. Se sentirem saudades, é só passar por lá e me dar aquele ola! ;]
Hoje eu resolvi falar sobre uma série de livros, uma distopia muito boa que faz uma crítica as imposições de beleza, ao racismo e também a destruição ambiental. Pois é, tudo isso em só um livro, quer dizer, em quatro, mas já no primeiro você percebe tudo isso. E para embalar o momento nada melhor que Lady Gaga cantando Born this Way, porque bem, nós nascemos do jeito que somo né? Nada melhor que nos aceitarmos e sermos felizes com nós mesmos!


Para começar, após de dançar um pouco com a louca diva Gaga, nada melhor que falar de Feios do autor Scott Westerfeld! Feios gira em torno de uma sociedade onde há um único padrão de beleza, ao atingir os 16 anos todos fazem uma operação para virarem perfeitos. Isso mesmo, todos ficam incrivelmente bonitos e saudáveis. Todos perfeitos.


Nossa personagem principal é a Tally. Seu sonho? Tornar-se uma perfeita, então ela conhece a jovem Shay, e bom, muita coisa muda na vida de Tally. Bom, querendo ou não eu vou acabar contando alguns spoillers, então estejam preparados.
Shay foge para A Fumaça, um local onde as pessoas "podem" ir e serem elas mesmas o resto da vida. Tally acaba sendo forçada pelas Circunstâncias Especiais a ir atrás da Shay para traí-la, revelando a localização da fumaça, ou do contrário nunca seria uma perfeita. Ela vai mas lá as coisas mudam.
Ao decorrer da saga ela passa por todas as etapas por assim dizer, no primeiro livro ela é Feia, no segunda ela é uma Perfeita que tem que lugar contra as lesões em seu cérebro para deixar de ser avoada. Sorte que ela tem o Zane nesse livro. No terceiro, ela torna-se uma Especial, que possuí um outro tipo de lesão. Fiquei muito morta de ódio com o final desse livro, by the way. Já no quarto livro a coisa muda de figura.
O quarto livro é pós a era da perfeição. Após Tally destruir essa sociedade, no Japão um outra cria-se, agora é a popularidade que fala mais alto. Nesse livro, o foco é a jovem Aya, uma feia que além de tudo é uma extra. Ela quer ser famosa, pois essa é a moeda agora. E ao buscar uma matéria que a fizesse alcançar isso ela se depara com algo que acaba trazendo Tally de volta a ação. Devo dizer que o final foi meio chato. Eu esperava mais do ultimo livro, mas não foi ruim, só um pouquinho caído.
Os livros são legais, eu gostei bastante do três primeiros. O Quarto não é ruim, mas eu esperava mais do final. De toda forma é uma ótima leitura, que me fez refletir sobre a beleza imposta da nossa sociedade, bem como essa briga louca do mundo virtual relacionado a popularidade. Todos querem ser famosos e fazer seus blogs bombarem. Será que isso é tudo mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »