sábado, 5 de abril de 2014

♣ Livro x Filme: Entrevista com o Vampiro


Olá, olá, olá sorridentes! Mais um quadro pintando na área. Eu sei, tenho a mania de criar quadros, mas eles são legais, mantém tudo em ordem e bonitinho. hi hi hi Enfim, vamos ao assunto: comparar  livro com o filme (ou série de tv). Sempre existe aquele dilema entre filmes e livros, o que é melhor, pontos em comuns, diferenças, etc. Mas o que muita gente esquece é que os filmes (e séries) são adaptações. É impossível ser 100% fiel ao livro, mas tem horas e detalhes que poderiam ser mantidos.
Para iniciar os embates, nada mais justo que escolher um livro que amo, que gerou um filme que também sou apaixonada: Entrevista com o Vampiro!

♦ O livro:
Entrevista com o vampiro é um livro da escritora americana Anne Rice. Foi publicado originalmente em 1976, com 340 páginas, sendo o primeiro livro das Crônicas Vampirescas. O livro nos conta a história do vampiro Louis. Sensível e sonhador ele teve sua vida completamente modificada quando seu caminho cruzou com o do belo demônio vampiro, chamado Lestat.
Enquanto Lestat acredita que deu a Louis a maior dádiva que pode existir, este acredita que na verdade foi condenado ao inferno, e só encara a morte como válvula de escape, enquanto o medo o aflige. Ele passa sua vida imortal à procura de um significado para a sua condição, ou pelo menos algum outro de sua espécie.
O livro é narrado em primeira pessoa, visto que, trata-se da narrativa de Louis, contando suas lembranças, o que torna a história parcial, pois é o ponto de vista de Louis. A história do livro propriamente dita, começa com Louis contando a um jovem repórter a sua vida antes de se tornar um vampiro, depois sua transformação, até sua vida atual.

♦ O Filme:
Entrevista com o Vampiro (no original em inglês: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles) é um filme americano de suspense, baseado no livro da escritora Anne Rice.
Estrelando Tom Cruise (como Lestat), Brad Pitt (como Louis), Antonio Banderas (como Armand) e Kirsten Dunst (como Claudia), o filme foi lançado em Novembro de 1994, recebendo criticas positivas e indicação ao Oscar para os prêmios de melhor direção e de melhor trilha sonora. Kirsten Dunst foi ainda indicada ao Globo de Ouro por melhor atriz coadjuvante.
A história do filme é similar a do livro: Louis começa contando a um jovem repórter os fatos de sua vida. A narrativa segue similar, tendo um ou outro ponto divergente. Ao meu ver, foi uma das adaptações mais fiéis de livros que já tive o prazer de assistir.

♦ Minhas considerações:
Bom, quem leu o livro sabe que Armand é descrito como um jovem garoto de aparência angelical, apesar da sua idade avançada. No filme, apesar de eu ser fã do Bandeiras, a caracterização do personagem ficou estranha. Armand aparenta ser um daqueles velhos decrépitos. Sinceramente, podiam ter mantido o Bandeiras e tipo, tirado aquela peruquinha que tava tosca demais.
Quanto a Tom Cruise e Brad Pitt nem tem o que comentar, perfeitos. Cruise encarnou Lestat com perfeição: o jeito brincalhão, os momentos de seriedade e loucura. Fantástico. Louis também não poderia ter sido melhor interpretado, através dos olhos de Pitt conseguimos sentir toda a angustia contida no coração do pobre Louis.
Então é isso pessoal. Não tinha muito a falar das divergências porque, como disse anteriormente, esse filme foi muito bem adaptado, mantendo a história fielmente. Eu amooooooo tanto o livro quanto o filme, por isso recomendo a leitura e também que assistam o filme. Ele é um pouco antigo, mas continua sendo um senhor filme de tão feito que foi.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »