sábado, 12 de abril de 2014

♣ Interessante: Livro que permite que o leitor sinta as emoções do personagem


Acho que muito gente está virando a cabeça de lado e fazendo cara de interrogação neste momento, como assim livro que permite que o leitor sinta emoções? Isso já não acontece? Calma gente, o que eu quis dizer foi o seguinte, existe agora um "livro" (que vem com alguns muitos apetrechos) que faz com que o leitor sinta exatamente a emoção do personagem do livro enquanto lê. Com um colete e sensores na capa do livro, o leitor pode sentir tristeza, empolgação, até vergonha.
A partir do projeto chamado “Ficção Sensorial”, os pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, criaram um protótipo de livro que permite que o leitor sinta fisicamente sensações relacionadas às emoções dos personagens da história.


Funciona da seguinte maneira: o leitor veste uma espécie de colete que possui vários controles e começa a ler o livro. A capa deste possui uma série de mecanismos – em sua maioria, luzes – que são acionados de acordo com a página em questão. Desta forma, o colete e o livro trabalham em conjunto.
Toda vez que a página é virada, o livro se programa para começar a transmitir as sensações daquela parte da história em particular. Por exemplo: se o protagonista está assustado, o colete faz uma leve pressão no leitor, de forma que ele sinta um ‘aperto no peito’. Ou, se o personagem estiver triste, as luzes do livro se ajustam para refletir tal emoção.
O livro escolhido para ser utilizado como o primeiro protótipo foi "The Girl Was Plugged In", ficção científica da autora Alice Sheldon (sob o pseudônimo de James Tiptree Jr.), publicado pela primeira vez em 1973.
Abaixo tem um videozinho pra vocês terem uma idéia de como livro funciona. Eu achei o máximo, espero que ele chegue ao Brasil *-*


0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »