quarta-feira, 9 de abril de 2014

♣ Vamos falar um "pouco": Selfie? Porque não auto retrato como antes? E agora vem o Braggie também...


Vou ser beem sincera: não entendo essa onda do selfie. Pra mim são apenas fotos tiradas pela própria pessoa utilizando um dispositivo móvel. Isso era feito milhares de vezes, por todo mundo e sempre foi super de boa, mas de uma hora pra outra, só porque na apresentação do Oscar desse ano, os atores fizeram isso virou febre. Fala sério cara! Agora chove hashtags em meu facebook, twitter e Instagram! #selfie #eueamãe #fotominha #sucesso #selfiecomapqp caraca! Odeio também o exagero com as hashtags mas vou guardar esse tópico para um outro dia. Let's take a selfie. Não pera.

Depois desta foto (essa daí de cima mesmo, da abertura do texto), parece que o mundo surtou. Primeiro, foram zoações. Essa foto virou milhares de memes (tenho que admitir que eu ri bastante com os memes), depois nossos astros da telona passaram a ser imitados. Milhares de fotos pipocaram nas redes sociais, todas com a mesma pose dos artistas. Então, a moda do selfie estava no ar!


O hábito que ficou conhecido como “selfie” (redução da palavra self-portrait, em inglês) foi escolhida como a palavra do ano pelo dicionário britânico Oxford. A definição aconteceu após um programa de pesquisa analisar cerca de 150 milhões de palavras em inglês e contabilizar um aumento de 17 mil % nos últimos 12 meses no uso do termo. O sucesso é tanto que a moda “selfie” tem servido de inspiração para o surgimento de outras palavras com a mesma proposta, como os autorretratos de: penteado (helfie), bunda (belfie), exercício (welfie), bêbado (drelfie), e a autopromoção literária (bookshelfie). Ou seja, tem gente mostrando a bunda por aí e achando isso o máximo, mas quem sou eu pra julgar?
E agora vem a moda "braggie", algo que todo mundo já fazia antes, mas agora tem a necessidade de ser modinha e ter um nome próprio. Traduzindo: “braggie” é aquela foto que é postada em rede social com o objetivo de provocar inveja nos amigos ou nos seguidores. Vale tudo… de foto em praia paradisíaca a um momento relaxante na cama em dia útil. As formas mais comuns de braggie são pose na praia (43%) e bebendo um drinque (12%).
Nossa, que mulher sensível, porque você se incomoda tanto com isso. Porque eu simplesmente acho um saco a mania que as pessoas tem de rotular tudo. Ter que colocar um nomezinho "maneiro", transformar em moda e lucra com isso. Até rede social para compartilhamento de selfie estava para ser lançada. Eu acho brega a mania das hashtags e as mil fotos de si mesmo que alguns postam todos os dias no twitter. Em outra época isso seria chamado de narcisismo, mas de boa. Só espero que algumas pessoas do meu facebook não resolvam aderir ao belfie, porque no dia que isso acontecer, será o dia que irei desistir das redes sociais.
Se não concorda com minha opinião, ou não entendeu. Sinta-se a vontade para comentar, ou não. O nome do quadro é: vamos falar um "pouco", não disse que seria curta, muito menos coerente. E pode me colocar na cruz pra Cristo se quiser, eu acho essa moda selfie brega. Não digo de você tirar um auto retrato, mas da necessidade de ter que por #selfie, porque claro, ninguém percebeu que foi você mesmo quem tirou. Precisa de legenda pois a população anda tão retardada que se não tiver a tag Selfie ninguém vai sacar que é um auto retrato.
É isso. Fui três beijos.


2 comentários:

Remy Zombie disse...

Dependendo da amiga não ficaria triste se ela aderisse a moda do belfie hehehehe

Unknown disse...

Concordo... braggie todo mundo já fazia... precisava botar um nome modinha para isso? Afff!

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »